TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Estratégias para passar em provas e concursos

Em 07/07/2018 às 15:21:29

Um dos temas que mais estimulam as pessoas quando o desejo é alcançar novas oportunidades é: como elas podem se estruturar para ter um bom desempenho em provas e concursos e alcançar novas oportunidades de carreira? Pensando no tema, compilei algumas informações que podem ajudar - e muito! - nos seus estudos e no seu plano de vitória. 

Vamos às dicas:

1.Aprenda a definir claramente seu objetivo e avaliar o impacto na sua vida se você alcançá-lo.

Qual o ganho que se tem com esta tarefa? Ter claramente definida as ações que você terá que realizar para alcançar o objetivo desejado.

Primeiramente defina qual o concurso ou a prova a ser realizada.

1. Identifique os critérios e regras que deverão ser seguidos.

2. Qual o tempo que você precisará dispor para os estudos.

3. Verifique os temas envolvidos e avalie aqueles que você já domina e outros que precisará dedicar mais tempo para aprender.

4. Avalie a sua prioridade e saiba que você terá que abrir mão de seu tempo em outras atividades para se dedicar ao seu objetivo.

5. Identifique qual será o impacto deste seu novo comportamento na sua vida pessoal, afetiva, familiar e profissional e crie uma estratégia para lidar com as pessoas envolvidas.

6. Fortaleça os recursos internos e crenças sobre você, isso irá ajudá-lo a ter a energia suficiente para viabilizar a sua aprendizagem e desempenho.

7. Faça o mapeamento dos fatores que irão ajudá-los no processo de estudo, liste as ações passo a passo seguindo a sequência lógica para facilitar o processo.

2. Aprenda a avaliar sua estratégia mental de aprendizagem.

Todos nós desenvolvemos ao longo da vida uma maneira para aprender coisas e comportamentos, porém nem sempre a estratégia que estamos utilizando nos favorece na aprendizagem. Então, é hora de tomar consciência do processo e identificar qual seria uma melhor forma para lhe beneficiar e alcançar o seu objetivo.

Faça a você a pergunta: Qual é a estratégia atual que utilizo para estudar?

Talvez você tenha criado uma imagem e uma estratégia influenciada pelo ambiente, e que para você não seja a mais útil. Observe como se sente quando vai estudar. Bem ou desconfortável? (pense nas sensações que experimenta: leveza, desconforto físico, ansiedade, etc.).

Agora pense: Quando está lendo um livro ou revista de sua preferência, que estilo você utiliza? Deita na rede? Vai para sala e ouve música? Abre as janelas?

Avalie se está forma é diferente da que você escolhe para estudar e experimente uma nova, para medir o resultado. Muitas vezes criamos uma imagem de que estudar é ficar sentado reto frente a uma mesa, sem pessoas à volta, solitário, e esse processo é tão desconfortável e entediante que não nos permite o aproveitamento que precisamos para realizar o estudo.

Então faça o teste e, se necessário, recrie uma nova forma.

3. Aprenda a se conhecer e avaliar suas crenças.

As crenças funcionam como nossos filtros mentais e podem ser nossas alavancas de sucesso ou impedir de avançar, aprender e ter novos comportamentos.

Então se faça algumas perguntas: Como eu me vejo na vida? Qual a imagem que tenho de mim? Eu acredito no meu potencial?  Julgo-me capaz de ser testado? Como me sinto ao ser avaliado? As respostas a estas perguntas poderão lhe mostrar qual é a sua autoimagem atual, bem como servirão de ajuda para você criar uma nova imagem que irá lhe apoiar no processo de participar de provas e concursos com mais segurança.

É importante ressaltar que se você não acreditar em si mesmo, será pouco provável que você atue de maneira segura e, consequentemente, tenha um bom desempenho, influenciando positivamente as pessoas sobre seu desempenho.

Aqui a mágica é: pense como seria se você fosse uma pessoa segura, confiante.

Como andaria, como seu corpo iria se mostrar, sua voz, que comportamentos teria? Escreva no papel as suas ideias e visões e passe a praticar estes novos comportamentos. Naturalmente, depois de um tempo, você passará a agir desta maneira e logo se tornará uma pessoa segura. Duvida? Então experimente e observe.

4. Como posso administrar as emoções e ter um controle emocional efetivo e equilibrado?

Aqui vou falar para você uma coisa que poucas pessoas sabem, e algumas que sabem ainda não praticam. Posso apostar minhas fichas com você. O caminho é simples, por isso pouco valorizado. Se você administrar seus pensamentos, sua linguagem, seu estado emocional ficará em equilíbrio.

Vamos ao exemplo. Comece afirmando: eu tenho o conhecimento, eu estudei e domino o assunto, eu acredito no meu potencial, eu consigo me manter calmo e tranquilo. Naturalmente, estes pensamentos e palavras expressas influenciarão o seu corpo, pois mente e corpo são sistêmicos e se influenciam. Logo em seguida, depois de algumas repetições, você sentirá um processo de equilíbrio em sua mente, levando o seu corpo a ficar relaxado, mas atento. Lembre-se que as pessoas podem ajudar você, mas só você é quem poderá fazer esta ação.

5. Crie novos hábitos, torne a hora de estudo num momento de prazer objetivo, que o levará ao resultado desejado.

Lembre-se que seu objetivo é passar na prova ou concurso e que as situações vividas hoje são temporárias e necessárias para você chegar lá.  Veja-se como uma pessoa focada que está realizando um plano que o levará a conquista. Sinta-se vitorioso, imagine o que irá desfrutar ao cumprir esta etapa em riquezas de detalhes, o que poderá fazer, comprar e usufruir e assim você terá a energia e recurso necessário para materializar a sua vitória.

6. Saia do discurso e parta para ação!

Somente a ação irá ajudá-lo a materializar seus planos.

Afinal, um bom preparo e treino são o que garantem a sorte!

Dulce Gabiate é Consultora Organizacional, Psicóloga, Coach Executivo, de Carreira e de Vida, Trainer of trainer em TOP - Tecnologia de Participação e PNL.

POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.